Sonhar Que Esta Boiando No Mar - 2024, Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé

O que significa sonhar flutuando no mar?

Sonhar de estar flutuando sobre a água – Ver-se no sonho flutuando sobre águas calmas (rio, lago ou mar) significa que o sonhador experimenta momentos de serenidade emocional. Já em sentido oposto, levitar sobre águas agitadas significa situações emocionais desafiadoras e temerosas para o sonhador.

O que significa sonhar que está dentro da água do mar?

Sonhar com água do mar pode representar que os movimentos da sua vida estão passando por cima de você, roubando sua tranquilidade. É hora de parar e avaliar cada acontecimento de sua vida, ressignificando cada um deles, para encontrar a energia positiva que cada situação traz.

O que é estar flutuando?

Verbo intransitivo 1. Ir (um corpo) boiando ao sabor das ondas ou da corrente.3. Vacilar, hesitar, estar indeciso.

Por que uma pessoa pode flutuar na água?

As forças que atuam no corpo são o seu peso mg, exercido pela Terra, e o empuxo E, devido ao líquido. O corpo flutua porque o módulo do empuxo é igual ao módulo do seu peso.

É possível uma pessoa flutuar?

O princípio de Arquimedes estabelece que quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluido em repouso, ele experimenta um empuxo de baixo para cima igual ao volume de fluido deslocado. A força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto à força da gravidade é chamada de flutuação 1,

  1. Já a flutuabilidade é caracterizada pela permanência de um corpo na superfície de um líquido.
  2. O senso comum caracteriza flutuação como a permanência total, de todo corpo, na superfície do líquido, porém, essa informação é incorreta.
  3. A flutuação pode ocorrer em qualquer posição, inclusive o corpo humano pode flutuar verticalmente 2,

Um dos exercícios de maior dificuldade nos alunos iniciantes na natação é a realização da flutuação em decúbito dorsal (de barriga para cima). Dominar a flutuação é um dos pilares da natação e por isso consta no teste de aquacidade (adaptação ao meio líquido).

Se o aluno souber usar o corpo a seu favor, com leve pernada, palmateios, descontração muscular, equilíbrio, calma, controle da respiração, ajuste do centro de flutuação e gravidade, ele dificilmente irá se afogar, pois poderá ficar flutuando e aguardar por socorro ou se deslocar suavemente para um local seguro 3,

De fato, para aumentar a segurança na água, é preciso ensinar crianças a utilizar braços e pernas para flutuar na vertical ou horizontal 4, Conseguir se manter flutuando pode ser fácil para algumas pessoas e extremamente difícil para outras, por interferência de, pelo menos, 18 variáveis 5, listadas abaixo e comentadas a seguir:

  • tamanho do corpo;
  • densidade do corpo;
  • percentual de gordura;
  • medo;
  • contração muscular;
  • nervosismo;
  • lembranças de insucessos;
  • relaxamento físico e mental;
  • controle da respiração;
  • controle do equilíbrio;
  • gravidade específica;
  • quantidade de ar nos pulmões;
  • capacidade pulmonar;
  • densidade da água/percentual de imersão;
  • palmateio eficiente;
  • pernada de sustentação;
  • simetria corporal;
  • características individuais.

A capacidade de flutuar é individualmente variável, depende do tamanho e da densidade do corpo, da capacidade pulmonar e do percentual de gordura 6, O medo e a contração muscular podem influenciar conjuntamente na flutuação 7, Associado a isso, o nervosismo e lembranças de insucessos no meio líquido anteriores podem interferir ainda mais na flutuação.

Além disso, o relaxamento físico e mental aliado ao controle da respiração e equilíbrio facilitará a flutuação, possibilitando assim, maior fluidez de movimentos 8, Ademais, a flutuação depende da quantidade de ar nos pulmões, controlável, até certo ponto, pois depende de os pulmões estarem insuflados ou desinsuflados, mas qualquer flutuação adicional adquirida será apenas temporária 9,

A flutuação depende também do conteúdo de gordura do corpo (relação entre massa corporal magra e seu conteúdo de tecido adiposo). O tecido adiposo (gordura) é significativamente menos denso que a água, os ossos, os músculos ou o sangue 9, Segundo a Aquatic Exercise Association (AEA) pessoas com maior percentual de gordura flutuam mais do que as com menor percentual 10 ; inversamente, a American Red Cross afirma que pessoas com muita massa muscular tendem a afundar 11,

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A flutuabilidade depende, inclusive, do percentual de imersão: quanto maior a profundidade da submersão maior será o deslocamento de água 6, Outra variável que determina se ele vai flutuar é a densidade relativa ou gravidade específica de um objeto 9, que é normalmente expressa pelo seu valor equivalente à gravidade específica (GE).

É definida como massa por unidade de volume 12, Para Palmer, o palmateio ajuda na flutuação 13, O palmateio, que se constitui em um movimento oscilatório ou bidirecional e contínuo, produzido em uma propulsão constante e usado com o mesmo princípio básico da hélice do avião em que a lâmina é como as mãos, que se movem através da linha do percurso ou suporte.

  • Ambas pegam a sua pressão do ângulo da força, e o resultado é um aumento da pressão abaixo da mão e uma diminuição para cima, criando efeito de sustentação e flutuação.
  • O movimento de cada mão e antebraço pode ser usado para estabilizar, suportar, sustentar e propelir o corpo na água.
  • A força ou pressão da mão deverá ser aplicada na direção oposta do movimento desejado (ação e reação).

Um palmateio eficiente poderá gerar melhor flutuação, para tal é necessário conhecer os tipos de palmateios existentes (com a ponta dos dedos voltados para cima, com a ponta dos dedos voltados para baixo e com a ponta dos dedos alinhados com o punho) 14,

  • Para se manter flutuando, outra possibilidade é utilizar um dos movimentos de pernada de sustentação (pernada de crawl, de peito, de polo aquático, alternada, ondulação etc.), onde cada pessoa se adapta melhor a um movimento.
  • O aluno precisa vivenciar os vários tipos de pernadas existentes, para só então descobrir na prática, qual é o estilo de pernada que melhor se ajusta ao seu corpo e ajudar na sua flutuação 8,

O professor de natação pode usar um teste de flutuação para verificar se o aluno tem flutuabilidade, consegue se autossalvar ou autossustentar, podendo, de acordo com os resultados, incluir no conteúdo das aulas, exercícios para melhorar a flutuação 5,

Como ficar flutuando na água?

Como Boiar Na Água: 12 Passos (com Imagens) Boiar é uma habilidade básica de sobrevivência na natação, sendo também uma técnica útil para permanecer tranquilo na água. Boiar é uma técnica que pode ser aprendida antes da própria capacidade de nadar. Boiar na água é algo usado o tempo todo no polo aquático. Eis como manter sua cabeça acima da água.

  1. 1 Use ambos os braços e pernas. Use todas as suas quatro extremidades de seu corpo na vertical. Você começará a nadar se virar seu corpo na horizontal e começar a chutar com as pernas e remar com os pés.
  2. 2 Mantenha a cabeça erguida e a respiração normal. Mantenha sua cabeça acima da água e tente regular lentamente sua respiração. Desacelerar a respiração irá ajudá-lo a se acalmar, conservará energia e lhe permitirá boiar por mais tempo.
  3. 3 Mova seus braços horizontalmente. Seu corpo subirá e descerá caso você mova os braços para cima e para baixo. Mova seus braços para frente e para trás com as mãos fechadas viradas para seu destino. Isso manterá a parte superior de seu corpo por cima da água.
  4. 4 Mova suas pernas circularmente ou chute para frente e para trás. Se você estiver movendo suas pernas de maneira circular, não aponte com os pés e mantenha-os retesados. Se você estiver chutando para frente e para trás, aponte os dedos para baixo e chute constantemente.
  5. 5 Se precisar, deite-se de costas e agite gentilmente os braços e pernas. Dê ao seu corpo uma pausa temporária ao deitar-se de costas. Você ainda terá de agitar os braços e as pernas, mas não tanto quanto se seu corpo estivesse na vertical.
  6. 6 Segure-se em qualquer objeto flutuante caso tenha problemas em permanecer acima da água. Um tronco. Um remo. Uma boia de borracha. Independentemente do que for, use qualquer tipo de material flutuante que possa ser segurado e que o mantenha acima da água. Quanto menos tempo você gastar usando energia para permanecer acima da água, mais tempo poderá ficar nela. Publicidade
  1. 1 Faça a natação do cachorro. A natação do cachorro acontece quando você move seus braços para frente enquanto agita as pernas para cima e para baixo.
    • A vantagem: não é preciso ter “muita técnica” para fazer isso.
    • A desvantagem: consome muita energia de seu corpo, o que significa que você não conseguirá praticar essa técnica por muito tempo.
  2. 2 Experimente o chute trêmulo. O chute trêmulo é quando você boia na água com as pernas enquanto mantém os braços esticados para obter equilíbrio. Para executar essa técnica, aponte os dedos para baixo e chute pra frente com uma das pernas enquanto coiceia com a outra. Mantenha um ritmo consistente.
    • A vantagem: você pode manter os braços livres com essa técnica, tendo assim a oportunidade de fazer outras coisas com eles.
    • A desvantagem: visto que você está usando apenas as pernas para boiar, essa técnica pode deixá-lo exausto.
  3. 3 Faça o chute do sapo. O chute do sapo é quando você traz seus pés para as laterais e devolve-os à posição original. O chute do sapo é também chamado de chute chicote. Comece juntando as pernas. Mova os pés para as laterais e devolva-os rapidamente à posição original.
    • A vantagem: esse chute é menos cansativo que os outros indicados acima.
    • A desvantagem: usar esse chute faz com que você fique subindo e descendo na água, sem permanecer relativamente estável.
  4. 4 Tente gingar. A ginga permite que você boie na água com suas mãos. Para gingar, mantenha as mãos alongadas para as laterais e completamente submersas. Com as palmas se encarando, tente começar a juntar as mãos até elas quase se tocarem. Ao alcançar esse ponto, vire as palmas para fora e leve as mãos à posição original. Tente manter um movimento fluído com as mãos.
    • A vantagem: você pode manter as pernas livres, permitindo a combinação dessa técnica com alguma outra que utilize o resto do corpo.
    • A desvantagem: você terá de manter boa parte de seu corpo submersa (menos a cabeça).
  5. 5 Tente o chute rodado. Também chamado de batedor de ovos, nesta técnica você move um pé no sentido horário enquanto gira o outro no sentindo anti-horário. Essa técnica é de difícil domínio, mas poupa muita energia.
    • A vantagem: você poupa muita energia com essa técnica se puder dominá-la.
    • A desvantagem: Esta é uma técnica difícil, e muitas pessoas têm de praticá-la extensivamente para poder aprendê-la.
  6. 6 Tente o helicóptero. Deite-se de costas na água como se fosse boiar. Imediatamente, mova as mãos circularmente. Mexa os pés para baixo e para cima ao mesmo tempo.
    • Vantagem: é fácil de explicar para crianças.
    • Desvantagem: o movimento em círculo pode cansar as mãos.

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  • O exercício facilitará o processo de manter o corpo elevado na água.
  • Quanto mais sal ou açúcar a água contiver, mais fácil será boiar nela.
  • Relaxe e conserve sua energia. Quanto mais tempo você boiar, mais cansado e suscetível à hipotermia ficará.
  • Se precisar, use dispositivos de flutuação. Eles podem acostumar a flutuar na água.
  • Tente nadar sem usar os braços caso esteja ficando cansado.

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  • Sempre nade com um colega.
  • Caso seja novo na natação, não tente impressionar alguém na água (como boiar sem braços, sem pernas, etc.).

Publicidade Coescrito por : Instrutor de Natação de Sobrevivência Este artigo foi coescrito por, Brad Hurvitz é um Instrutor de Natação da My Baby Swims, uma escola de natação para adolescentes em La Jolla, California. Brad tem formação em Recursos para Natação Infantil (ISR, em Inglês) pelo programa SR’s Self-Rescue®.

Tem como especialidade ensinar técnicas de sobrevivência na água a crianças entre seis meses e seis anos. Ele ensina as crianças a boiar, a respirar adequadamente na água e a nadar a pontos seguros. Também dá dicas aos pais para que mantenham as crianças em segurança. É Mestre em Administração pela Oregon State University.

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