Contents
- 0.1 Qual é o limite de triglicérides?
- 0.2 Quais são os sintomas de triglicérides?
- 0.3 O que é bom para baixar o triglicérides?
- 1 O que significa triglicerídeos acima de 200?
- 2 Quais as melhores frutas para baixar triglicerídeos?
- 3 Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos?
- 4 O que comer no café da manhã para quem tem triglicérides alto?
- 5 Quanto tempo leva pro triglicérides baixar?
- 6 Qual o produto natural é bom para baixar o triglicérides?
- 7 Quem tem triglicérides alto pode tomar café?
- 8 Como baixar o triglicérides em 3 dias?
Quando o triglicérides é preocupante?
Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.
Qual o normal do triglicerídeos no adulto?
Normal: abaixo de 150 mg/dL. Moderado: entre 150 e 199 mg/dL. Alto: entre 200 e 499 mg/dL. Muito alto: maior ou igual a 500 mg/dL.
Qual é o limite de triglicérides?
Triglicerídeos alto, baixo e normal – Os valores recomendados para avaliar o nível de triglicerídeos são esses:
Normal: menor que 150 mg / dL (1,7 mmol/L)Nível limite: de 150 a 199 mg / dL (1,8 a 2,2 mmol/L)Alto: de 200 a 499 mg / dL (2,3 a 5,6 mmol/L)Muito alto: 500 mg / dL ou superior (5,7 mmol/L ou superior)
Esses níveis precisam ser acompanhados, porque triglicerídeos elevados podem trazer uma série de consequências para a saúde.
Quais são os sintomas de triglicérides?
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
O que ajuda a diminuir o triglicérides?
Ter um peso saudável – Os triglicerídeos desempenham a função de reserva energética do nosso corpo. Ou seja, as calorias em excesso são transformadas nessa substância. Aqueles que têm um alto nível de triglicerídeos no sangue, portanto, devem primeiro reduzir a ingestão de certos alimentos, para equilibrar a ingestão calórica, além de evitar o sedentarismo e se preocupar com o gasto energético.
O que é bom para baixar o triglicérides?
4. Consuma mais ômega 3 – Salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Esse composto é uma gordura insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Portanto, substitua a carne vermelha das refeições por esses peixes e inclua outros alimentos ricos em ômega 3 em sua dieta.
O que é mais perigoso colesterol e triglicerídeos?
Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo Um estudo de pesquisadores na Dinamarca mostrou que o nível de triglicérides sem jejum está relacionado a um risco maior de AVC em homens e mulheres. Já o colesterol alto esta associado a tal risco apenas entre os homens.
A pesquisa, que analisou dados de 33 anos, foi publicada pelo jornal científico “Annals of Neurology”. Evidências médicas sugerem que o alto nível de triglicérides sem jejum demonstra uma grande quantidade de fragmentos de lipoproteínas, partículas semelhantes ao LDL – conhecido como “colesterol ruim”.
Ambos contribuem para a formação de placas que podem levar ao entupimento das vias coronarianas. “Interessantemente, as guias atuais de prevenção de derrames têm recomendações quanto a níveis desejáveis de colesterol, mas não de triglicérides sem jejum”, disse a autora do artigo, Dra.
- Marianne Benn, do Hospital Universitário de Copenhague.
- Nosso estudo foi o primeiro a examinar o risco de derrame para níveis muito altos de triglicérides sem jejum em comparação com níveis muito altos de colesterol na população geral”, prosseguiu.
- Mulheres com o triglicérides em 443 mg/dL têm uma possibilidade quase 3,9 vezes maior de sofrerem um derrame, em comparação com as que tem o nível em até 89 mg/dL.
Entre os homens, com estes mesmos indicadores, o risco é 2,3 vezes maior. No entanto, quando o nível de colesterol passa de 348 mg/dL, o risco relativo sobe para 4,4. O estudo acompanhou 7.579 mulheres e 6.372 homens, todos brancos e de origem dinamarquesa.
- Seus dados começaram a ser coletados entre 1976 e 1978 e foram analisados ao longo de até 33 anos.
- Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças coronarianas são a principal causa de mortes no mundo.
- A estimativa mais recente, de 2004, apontou que 17,1 milhões de pessoas morriam em decorrência delas por ano; 5,7 milhões por causa de derrames.
: Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo
O que provoca o aumento do triglicérides?
A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo. Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas : refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.
O que não pode comer quando está com triglicérides alto?
O que causa triglicerídeos alto? – A principal causa para o aumento nas taxas de triglicerídeos é, sem dúvida, a má alimentação, Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado. O mesmo vale para alimentos processados e embutidos, como presunto, linguiça, salsichas, hambúrgueres e mortadela, entre outros. Por outro lado, é preciso aumentar o consumo de alimentos que contribuam para reduzir a gordura nas artérias. Entre os mais recomendados, estão peixes como atum, salmão e sardinha, assim como os alimentos integrais e todos que sejam ricos em fibras.
O que significa triglicerídeos acima de 200?
Triglicerídeos são as principais gorduras do organismo humano e a reserva de energia do corpo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) podem causar doença coronariana. Além disso, a taxa de triglicerídeos elevada está associada a doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.
Quais as melhores frutas para baixar triglicerídeos?
Coloque no prato: – Imagem: Getty Images Frutas Opte pelas frutas mais ricas em fibras, como laranja, ameixa e maçã. Os alimentos com este nutriente aumentam o trânsito intestinal, diminuindo, assim, a absorção do que é ingerido. E lembre-se de consumi-las com casca e tudo, sem desperdiçar as fibras, As frutas são uma ótima pedida para o café da manhã, assim você já inicia o dia com uma dose deste nutriente. Imagem: Istock Cereais integrais Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na “limpeza” dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim, Imagem: fcafotodigital/Istock Peixes Inclua essa carne mais vezes no cardápio da semana. Além de ser uma ótima substituta para as carnes vermelhas, que são mais gordurosas, o peixe ainda é rico em ômega-3, um tipo de gordura saudável, que possui papel anti-inflamatório e ainda quebra as partículas de triglicérides no sangue, facilitando, assim, sua saída, Imagem: iStock Verduras folhosas Alface (de preferência as folhas mais escuras), couve e espinafre são outras fontes de fibras. No preparo destes alimentos, opte por fazer a comida refogada e não jogue fora os talos, que são ricos neste composto, Uma alternativa é picar essas partes que as pessoas costumam jogar fora e acrescentá-las em sopas e risotos. Sem desperdícios. Imagem: iStock Leites e derivados desnatados Opte por leites e derivados na versão desnatada, que possui menor teor de gordura. Queijo branco, ricota e cottage são opções de queijos magros. Nos rótulos dos iogurtes, observe se eles possuem amido na composição. O segundo ingrediente tem mais carboidrato, que será convertido em gordura no corpo, VEJA TAMBÉM:
Alimentação rica em proteína é indicada para a saúde do fígado Aveia, sardinha, morango: veja o que comer para baixar o colesterol ruim Dormir demais engorda, diminui colesterol bom e aumenta triglicerídeos
Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos?
A importância de controlar os triglicérides | Pfizer Brasil Home Notícias Últimas notícias A importância de controlar os triglicérides A importância de controlar os triglicérides 17/06/2019 Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia.
Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde. Por isso, é importante monitorar e saber o que fazer para diminuir seus triglicérides. Quando você come, seu corpo converte todas as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenados em suas células de gordura.
Depois, os hormônios liberam triglicérides para que você tenha energia entre as refeições. Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevados. Mas, com frequência, ter triglicérides alto é um sinal de problemas de tireóide, diabetes mal controlada, doença renal ou hepática.
- Pode ser ainda um efeito colateral de certos medicamentos.
- O seu médico irá verificar se os níveis de triglicérides estão em um nível saudável como parte de um teste de colesterol (também chamado de perfil lipídico), que é um simples exame de sangue.
- Todas as pessoas acima dos 20 anos devem fazer este exame pelo menos a cada cinco anos.
Como diminuir seus triglicérides Mantenha um peso saudável – pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.
- Diminua as calorias – lembre-se que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura.
- Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.
- Evite alimentos açucarados e refinados – os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.
Escolha gorduras saudáveis – troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).
- Limite a quantidade de álcool – o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides.
- Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides.
- Exercite-se regularmente – fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”.
Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia. Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar níveis elevados de triglicérides, o seu médico pode recomendar alguns medicamentos. Referências PP-PFE-BRA-1907 : A importância de controlar os triglicérides | Pfizer Brasil
Quem tem triglicérides alto pode comer cenoura?
Sobremesas e açúcar: PREFIRA: Gelatina, picolé de frutas, sorbet, sagu com suco de frutas, frozen, barra de cereais light, mingau com leite desnatado MODERE: Bolo simples, bananada, doce de abóbora, de frutas, arroz doce. Canjica sem coco, barra de cereais.
EVITE: Doces concentrados, chocolates, bolos e tortas recheados com creme e chantilly, doces folhados, docinhos de festa, cocada, mousses, doce de leite, sorvete de massa, paçoca, pudim de leite, manjar, açúcar refinado, mascavo, mel rapadura, balas, chicletes Pães e biscoitos PREFIRA: Pão francês, de forma, integral, de leite, italiano, português, sírio, de hambúrguer, de hot dog, baguete simples, de minuto, de batata, brioche sem recheio, recheados de verduras, bisnaguinha, torradas, ciabatta.
MODERE: Pão doce simples, com ricota, recheado de azeitonas, panetone sem chocolate. Colomba pascal sem chocolate broa de milho, biscoito cream cracker, de água, de água e sal, Maria, de maisena, champanhe, rosquinha de leite, integral, de polvilho, pão de mel.
EVITE: Pão de queijo, pão recheado com queijo, salame, presunto, lingüiça, pão de torresmo, pão folhado (como croissant), biscoito recheado, de chocolate, wafer, amanteigados, petit-four doce e salgado, pão de mel com chocolate. Massas PREFIRA: Espaguete, fettuccini, nhoque, penne, parafuso, cabelo-de-anjo, macarrão para sopa, panqueca sem recheio, pizza de vegetais, torta de vegetais.
MODERE: Capelete, ravióli, lasanha de vegetais, canelone de ricota, conchiglioni de ricota, panqueca de frango, carne, ricota, palmito, verduras e cogumelo, pizza de mussarela de búfula, torta de ricota. EVITE: Lasanha, canelone de presunto e queijo, conchiglioni de queijo e presunto, panqueca de queijos gordos, presunto, pizza com queijos gordos, lingüiça, bacon, pepperoni, quiches.
Cereais e tubérculos PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta. MODERE: Corn flakes, sucrilhos, granola, musli sem coco.
EVITE: Batata frita, mandioca frita, polenta frita sucrilhos com chocolate. Leguminosas PREFIRA: Feijão-preto, branco, mulatinho, jalo, roxinho, rosinha, de-corda, verde, ervilha, fresca e seca, frão-de-bico, lentilha, soja, fava, MODERE: Não há. EVITE: Não há.
- Frutas PREFIRA: Frescas: abacaxi, banana, laranja, acerola, ameixa, uva, maça, pêra, figo, manga, pêssego, nectarina, morango, melão, melancia, mamão, lichia, tangerina, kiwi, damasco, carambola, jabuticaba, cereja, caju.
- Dessecadas: uva, figo, banana, damasco, maça, ameixa, pêra, tâmara.
- MODERE: Frescas: jaca.
Oleaginosas: abacate, nozes, castanha-do-pará e castanha-de-caju, amêndoas, avelãs, pecam, pistache, macadâmia, amendoim torrado. EVITE: Coco, compota de frutas, pasta de frutas, geléia. Vegetais folhosos e flores PREFIRA: Alface de todos os tipos, almeirão, agrião, rúcula, escarola, espinafre, brócolis, acelga, couve, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, cambuquira e flor de abóbora, mostarda, catalonha, etc MODERE: Não Há EVITE: Preparações em fritura de imersão.
Legumes PREFIRA: Abóbora, abobrinhas, chuchu, cenoura, tomate, beterraba, rabanete, pepino, vagem, pimentão, nabo, erva-doce, jiló, quiabo, maxixe, etc. MODERE: Não Há EVITE: Preparações em fritura de imersão. Carnes PREFIRA: Peixes e aves sem pele. MODERE: Filé-mignon, alcatra, patinho, coxão mole, coxão duro, lagarto, peito de peru defumado, presunto de peru, blanquete de peru, salsicha de peru e frango.
EVITE: Porco, fígado de boi e de galinha, miolo, rim, bucho, coração de boi e de galinha, lingüiça, paio, salsicha, presunto, mortadela, salame, copa, lombo, picanha, cupim, fraldinha, acém, contrafilé, aves com pele, preparações à milanesa e em fritura de imersão.
- Leite, iogurte e queijos PREFIRA: Leite desnatado, iogurte e colhada desnatados e light, ricota fresca, cottage, mussarela de búfala, queijo fresco light, queijo zero de gordura, cream cheese light.
- MODERE: Leite semidesnatado, cream cheese, queijos light.
- EVITE: Leite integral, iogurte e colhada integrais, queijo cheddar, provolone, parmesão, prato, mussarela, requeijão cremoso, catupiry, queijo de coalho, gouda ementhal, pecorino, meia-cura.
Gorduras PREFIRA: Óleos vegetais: soja, milho, arroz, girassol, gergelim, oliva e canola. MODERE: Azeitonas, gergelim, semente de girassol e de abóbora. EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.
- Ovos PREFIRA: Clara de ovos de: galinha, pata, codorna, avestruz.
- MODERE: Gema de ovos de: galinha, pata, codorna e avestruz.
- EVITE: Fios de ovos.
- Sucos e bebidas PREFIRA: Suco de frutas naturais sem açúcar, água-de-coco, água mineral com e sem gás, chás, café e refrigerantes light/diet.
- MODERE: Vinhos EVITE: Cerveja, chope, uísque, aguardente, conhaque, vodca, saquê, tequila, gim, licor, refrigerante, suco artificial e natural adoçados.
Miscelâneas PREFIRA: Soja Torrada MODERE: Esfirra de carne e verdura. EVITE: Alimentos industrializados como chips, amendoim japonês, coberto e doces, sopas e caldos de pacote, molhos, macarrão instantâneo, salgadinhos
O que comer no café da manhã para quem tem triglicérides alto?
1. Consuma alimentos ricos em fibras – As frutas, as verduras e os grãos integrais, como arroz, trigo e aveia, são ricos em fibras, Desse modo, essas substâncias podem ajudar a diminuir os picos de glicemia (considerado o açúcar do sangue), fazendo melhorar o controle de triglicérides. Sem contar que as fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino.
Quanto tempo leva pro triglicérides baixar?
Homepage Serviços Análise De Triglicerídeos Triglicerídeos De 400 Pode Abaixar Para 90 Em 5 Dias Tomando Liipless, Fazendo Dieta E Exercícios
2 respostas Triglicerídeos de 400 pode abaixar para 90 em 5 dias tomando liipless, fazendo dieta e exercícios físicos? A primeira coisa que precisa ser vista é se os resultados são verdadeiros. Porque um triglicérides de 400 reduzir para 90 em 5 dias não é plausível.
Qual o produto natural é bom para baixar o triglicérides?
Suco de beterraba com maçã – A beterraba e a maçã possuem grande quantidade de fibras. Juntas, elas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol “ruim”. O limão entra nesta receita para ajudar a limpar o organismo com o seu alto teor de vitamina, minerais e antioxidantes.
Quem tem triglicérides alto pode tomar café?
O tipo de café que ajuda a evitar o colesterol alto. É fã? N ão dispensa a pausa para o café? Então, precisa mesmo de saber que o modo como prepara a bebida determina se é ou não saudável, podendo até evitar o colesterol alto, revela a nutricionista Thaiz Brito, num artigo publicado no portal Metrópoles.
Segundo a especialista, os cafés expresso ou de prensa francesa não são filtrados e, por isso, podem aumentar o colesterol e triglicerídeos nos indivíduos que já tem os valores elevados. Estes tipos de café possuem dois compostos químicos, conhecidos como cafestol e kahweol. Já o café coado, que é filtrado, é o que apresenta mais benefícios para a saúde do seu coração.
Citando dados de um estudo publicado na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, a nutricionista afirma que a ingestão de uma a quatro chávenas de café coado por dia reduz em 12% o risco de morte por doença cardiovascular em homens e em 20% nas mulheres.
Descarregue a nossa App gratuita.
: O tipo de café que ajuda a evitar o colesterol alto. É fã?
Quem tem triglicérides alto pode comer arroz?
EVITE: –
Arroz branco, pães, massas e salgados feitos com farinha de trigo comum, farinha de mandioca. Açúcares, mel, melado, caldo de cana, leite condensado. Doces em calda, pé de moleque, paçocas, doces de padaria, chocolates e guloseimas em geral. Carnes gordurosas (cupim, costelas, picanha, leitoa, pernil, torresmo, bacon), embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, salame, apresuntado, hambúrguer, nuggets) e gema de ovo em excesso. Leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato e parmesão. Alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados.Alimentos industrializados (biscoitos recheados, sorvetes cremosos, salgadinhos, batata chips), congelados (lasanhas, pizzas). Óleos e gorduras de origem animal: banha de porco, manteiga e creme de leite. Refrigerantes, sucos industrializados (caixinha e em pó) e bebidas alcoólicas.
Hipertonia de Colo vesical como causa de Enurese noturna em homem jovem. A foto Documentário divertido e esclarecedor. Verdades sobre o alcool. Sempre coma antes de beber, isso Adultos entre 18–64 anos devem realizar 150 minutos/semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos Hematúria é Sangue na Urina. A principal causa em pessoas acima de 50 anos é Rosane R.C. Thiel ( ) é psicóloga e terapeuta sexual, com Especialização em Sexualidade Humana pela USP. Realizou Mestrado e Doutorado na área na Pesquisa Experimental pela UNICAMP e desde então tem trabalhado com o índice da Função Sexual Feminina ou FSFI.
O índice da Função Sexual Feminina avalia 6 domínios da resposta sexual na mulher: desejo, excitação subjetiva e objetiva (lubrificação), orgasmo, satisfação e dor. Pontuações individuais são obtidas pela soma dos itens que compreendem cada domínio (score simples), que são multiplicadas pelo fator desse domínio e fornecem o score ponderado.
A pontuação final (score total: mínimo de 2 e máximo de 36) é obtida pela soma dos scores ponderados de cada domínio. Assim, quanto maior o score total, melhor a resposta sexual. Score total menor que 26 sugere disfunções sexuais. A versão em português mostrou-se válida para avaliação da resposta sexual em mulheres brasileiras e está indicado para uso em pesquisas clínicas. Rosane R.C. Thiel ( ) é psicóloga e terapeuta sexual, com Especialização em Sexualidade Humana pela USP. Realizou Mestrado e Doutorado na área na Pesquisa Experimental pela UNICAMP e desde então tem trabalhado com o índice da Função Sexual Feminina ou FSFI.
O índice da Função Sexual Feminina avalia 6 domínios da resposta sexual na mulher: desejo, excitação subjetiva e objetiva (lubrificação), orgasmo, satisfação e dor. Pontuações individuais são obtidas pela soma dos itens que compreendem cada domínio (score simples), que são multiplicadas pelo fator desse domínio e fornecem o score ponderado.
A pontuação final (score total: mínimo de 2 e máximo de 36) é obtida pela soma dos scores ponderados de cada domínio. Assim, quanto maior o score total, melhor a resposta sexual. Score total menor que 26 sugere disfunções sexuais. A versão em português mostrou-se válida para avaliação da resposta sexual em mulheres brasileiras e está indicado para uso em pesquisas clínicas.
O que significa triglicerídeos acima de 200?
Triglicerídeos são as principais gorduras do organismo humano e a reserva de energia do corpo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) podem causar doença coronariana. Além disso, a taxa de triglicerídeos elevada está associada a doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.
Qual o perigo de triglicérides alto?
Quando o nível está alto no sangue, aumentam as chances de o paciente desencadear doenças como: aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos), esteatose hepática (gordura no fígado), pancreatite (inflamação do pâncreas) e até mesmo derrame cerebral (AVC).
Como baixar o triglicérides em 3 dias?
Para baixar os triglicerídeos é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de açúcar, aumentar o consumo de fibras, diminuir o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3.
O que acontece se não tratar o triglicérides alto?
A importância de controlar os triglicérides | Pfizer Brasil Home Notícias Últimas notícias A importância de controlar os triglicérides A importância de controlar os triglicérides 17/06/2019 Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia.
- Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.
- Por isso, é importante monitorar e saber o que fazer para diminuir seus triglicérides.
- Quando você come, seu corpo converte todas as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenados em suas células de gordura.
Depois, os hormônios liberam triglicérides para que você tenha energia entre as refeições. Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevados. Mas, com frequência, ter triglicérides alto é um sinal de problemas de tireóide, diabetes mal controlada, doença renal ou hepática.
- Pode ser ainda um efeito colateral de certos medicamentos.
- O seu médico irá verificar se os níveis de triglicérides estão em um nível saudável como parte de um teste de colesterol (também chamado de perfil lipídico), que é um simples exame de sangue.
- Todas as pessoas acima dos 20 anos devem fazer este exame pelo menos a cada cinco anos.
Como diminuir seus triglicérides Mantenha um peso saudável – pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.
Diminua as calorias – lembre-se que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides. Evite alimentos açucarados e refinados – os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.
Escolha gorduras saudáveis – troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).
Limite a quantidade de álcool – o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides. Exercite-se regularmente – fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”.
Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia. Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar níveis elevados de triglicérides, o seu médico pode recomendar alguns medicamentos. Referências PP-PFE-BRA-1907 : A importância de controlar os triglicérides | Pfizer Brasil