Se cozida de menos, a geleia fica mole, líquida demais. Se, por outro lado, passar do ponto, pode ficar dura e grudenta, difícil de espalhar no pão. Para acertar a mão na textura, use sempre fogo baixo. É importante lembrar também que o doce tende a ficar mais firme depois de frio.
Mas em geleia sempre se dá um jeito! Se ficou mole demais, depois de esfriar, volte com ela para a panela e engrosse mais um pouquinho. Se ficou dura, como a minha, volte para panela, com mais água, e deixe-a no ponto!

O que fazer quando a geleia ficou mole?

Sempre dá para dar um jeito! Se ficar mole demais, depois de esfriar, é só voltar com ela para a panela, em fogo baixo, deixar que engrosse mais um pouquinho.

O que fazer para engrossar a geleia?

A pectina, uma substância que ocorre naturalmente em frutas, engrossa doces e geleias. A maioria dos cozinheiros usa pectina comercial em suas conservas. Disponível em forma líquida ou em pó, a pectina é natural, segura e confiável.

Porque a geleia fica mole?

A pectina é uma substância naturalmente presente nas frutas, em maior ou menor quantidade. É ela quem confere a textura típica das geleias durante o cozimento. Por isso, se a fruta utilizada for pobre nesse quesito, o doce ficará mole demais. Para corrigir, é possível adicionar pectina comercial durante o preparo.

You might be interested:  Como Consertar Pé De Moleque Que Fica Puxa-Puxa?

Porque minha geleia de jabuticaba ficou mole?

Ele é necessário porque, ainda na panela, a geléia estará líquida. Ela só firma e fica com a consistência certa quando esfria. Se não firma e fica mole, escorrendo da colher, é porque não atingiu o ponto e quando escurece e fica firme demais, é porque passou do ponto.

Como dissolver a geleia?

Coloque em uma panela, deixe no fogo médio e, volta e meia, mexa com uma colher de pau até que derreta por completo. Você pode ir acrescentando mais (ou menos) água dependendo da consistência que deseja para o doce.

O que usar no lugar da pectina?

Uma dica é usar amido de milho, que é um agente espessante, derivado de milho, ele pode ser um substituto de pectina. Ao combinar amido com açúcar, a geleia irá engrossar enquanto for cozinhando.

Porque tem que tirar a espuma da geleia?

Enquanto a geleia cozinha, pegue uma concha e vá retirando toda a espuma que se forma por cima do líquido. Quanto mais você tirar essa espuma, mais brilhante a sua geleia ficará. E lembre-se de não mexer demais, caso contrário a geleia vai açucarar.

Qual a função do açúcar na geleia?

O açúcar também ajuda a dar forma à geleia. Age como preservador, evitando que o produto se deteriore com facilidade. Melhora o sabor da geleia e aumenta o seu grau de maciez. Esses três fatores: Pectina, Ácido e Açúcar – são interdependentes.

Porquê usar pectina na geleia?

Na indústria alimentícia, a pectina é muito utilizada na produção de alimentos que deixam os nossos cafés da manhã, lanches e sobremesas muito mais deliciosos. Isso porque ela tem a capacidade de formar um gel viscoso quando misturada com água e algum ácido, próprio para espessar compotas, geleias e cremes.

You might be interested:  Quanto Custa Construir Um Prédio De 6 Andares?

Qual é a fruta que tem mais pectina?

As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.

Qual é o ponto da geleia?

No ponto certo

Para acertar a mão na textura, use sempre fogo baixo. É importante lembrar também que o doce tende a ficar mais firme depois de frio. ‘Um ótimo truque para saber o ponto é colocar a geleia em um pequeno prato e, com uma colher, cortá-la ao meio. Caso continue separada, está no ponto’, ensina Thiago.

Porque a geleia não engrossa?

“O suco de limão regula o pH da mistura das frutas com o açúcar. Isso é importante porque a consistência de geleia só é alcançada quando o pH está entre 3,5 e 3 ou até um pouco menos”, explica a culinarista.

O que substitui a pectina nas geleias?

Uma dica é usar amido de milho, que é um agente espessante, derivado de milho, ele pode ser um substituto de pectina. Ao combinar amido com açúcar, a geleia irá engrossar enquanto for cozinhando.

Como utilizar a pectina em pó na geleia?

Caso seja necessário usar pectina comercial, deve-se misturá-la com açúcar antes de adicioná-la à geleia. Para cada parte de pectina, calcule cinco partes de açúcar (se usar 10g de pectina, misture-a em 50g de açúcar). 11. Açúcar é um ingrediente primordial em geleias – preserva e dá corpo.